Constelação de Capricórnio: mitos e curiosidades
Capricórnio é uma constelação um pouco complicada de se encontrar no céu. Mas isso não faz dela menos importante do que as outras 11 constelações que fazem parte do círculo zodiacal das 12 casas. Que tal descobrir algumas curiosidades sobre Capricorni, a constelação de Capricórnio?
A constelação de Capricórnio é complicada de se encontrar porque suas estrelas estão muito distantes e não são tão brilhantes. Capricórnio é representada por uma cabra com cauda de peixe, e geralmente pode ser encontrada entre as constelações de Águia e de Sagitário.
Nas latitudes adequadas, de 90° sul até 60° norte, a presença da estrela Fomalhaut, uma brilhante da constelação de Peixe Austral, também consegue indicar onde está Capricórnio. Depois de saber qual área ela ocupa, é só procurar pelas estrelas mais brilhantes de Capricórnio, sua Alfa e sua Beta.
Essa constelação é extremamente antiga, já que o personagem que a representa tem origem na cultura suméria, onde existem registros de figuras sagradas que eram a junção entre duas outras figuras, geralmente um homem com animal ou um animal com outro.
Capricórnio na antiga Grécia e em outros lugares do mundo
Os gregos antigos resolveram adaptar essa figura suméria conhecida domo Suhur-Mash-Ha, dando a ela o nome de Aegoceros, que significa “com chifres de cabra”, e depois a integram dentro de sua mitologia, associando-a a um de seus muitos deuses menores, Pã.
Pã é o deus grego dos bosques, que tem um corpo humano com patas de bode, chifres e tudo o mais. Ele se assemelha muito a figura que os Cristãos criaram para o Diabo. Na verdade, Pã também é um deus da luxúria, o que levou a igreja a associá-lo ao pecado, e daí para torná-lo o Diabo foi apenas um pulo.
Segundo as lendas gregas, Pã foi responsável por ter avisado Zeus e seus companheiros da chegada dos Titãs e do começo da guerra entre as entidades. Por isso, Pã foi imortalizado nos céus na forma da constelação de Capricórnio.
Objetos mais notáveis da constelação de Capricórnio
O primeiro é M 30. O maior objeto celeste da constelação é um enxame estelar globular com magnitude de 7.2. Ainda que visível com binóculos, ele apresenta um aspecto de estrela desfocada, e se torna muito mais interessante quando você olha para ele com um telescópio.
A estrela Alfa da constelação é Algiedi, que significa em árabe “cabrito”. Não é apenas uma estrela, mas sim um conjunto composto de 4 estrelas. A estrela Beta de Capricórnio é Dabih, uma homenagem a uma personagem de contos árabes antigos.
Dentre as constelações do zodíaco, Capricórnio é a que ocupa a primeira casa, começando no final de dezembro e se estendendo até janeiro. Capricornianos são pessoas decididas, honestas e dedicadas, além de extremamente confiáveis e justas. E com eles vêm sempre o Ano Novo e toda a empolgação que ele pode trazer para você!