Leão é uma constelação impressionante e distintiva nos céus da Primavera. Além de emprestar a sua grandeza ao céu durante a noite, esta constelação também tem um significado astrológico, pois está localizada na linha da eclíptica, tornando-se um dos 12 signos do zodíaco.
Forma e posição:
Leão é distinguível por ter uma linha estrelar curva, que também é conhecida como "foice". Diz-se que esta linha representa a juba do leão. As estrelas brilhantes são Denebola, Regulus, Algieba (γ) e δ Leonis e formam o corpo do Leão, enquanto que as estrelas ζ μ e ε Leonis formam a cabeça. Além disso, também há algumas estrelas binárias que podem ser observadas dentro da constelação Leão.
Ascensão Reta: 12h 00m a 9h 15m
Declinação: +0 a +30°
Estrela mais brilhante: Alpha Leonis (Regulus)
Mitologia:
Na mitologia grega, a constelação representa o "Leão de Nemeia", que devastou cidades e habitou nos arredores da cidade Nemeia. Graças à sua pele extraordinária, o Leão era invulnerável a qualquer ataque, nenhuma arma o atingia. A sua morte foi um dos doze trabalhos de Hércules, que lhe foram dados pelo seu pai, Zeus. Depois de uma tentativa frustrada de matar o Leão com uma espada, ele estrangulou o Leão com as suas próprias mãos. Mais tarde Héracles usava a pele do leão, que também o tornou invencível. O Deus Zeus, porém, honrou o Leão, dando-lhe um lugar no céu.
Melhor altura para observar: Primavera
Constelações vizinhas: Pequeno Leão, Caranguejo, Sextante, Crater, Virgem